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Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos Parte 1

TCC? Monografía? Estes nomes são responsáveis por tirar o sono de muitos acadêmicos. Para ajudar aos que estão em fase conclusiva da universidade e cursos superiores, resolvi fazer um breve resumão de como fundamentar seu Trabalho de Conclusão de Cursos dentro das normas da ABNT.

Dividi o post em duas partes. Na primeira parte (este post) contará a parte estrutural com suas partes separadas bem explicadas de como fazer a montagem das partes que compõe o corpo principal do trabalho escrito.

Na segunda parte irei mostrar as questões de medidas de margens da folha e um breve exemplo feito no LiberOffice. Então chega de conversa e vamos lá!



Parte 1




Divisões do Trabalho segundo as Regras ABNT






Em toda obra organizada conforme as normas da ABNT, constam os itens abaixo descritos. Alguns são obrigatórios, enquanto outros são opcionais. Observe cada um deles. Leia sua descrição e organize com excelência seu projeto.

PARTE 1 – Elementos Pré-textuais (Início do Trabalho)




Capa – (Elemento obrigatório) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano.
Lombada- Esta é opcional. É utilizada nos casos de trabalhos encadernados.
Folha de rosto– (Obrigatório). Na folha de rosto devem constar os itens abaixo:
Nome do autor, Título do Trabalho, Cidade, Ano, Breve descrição do trabalho, onde deve estar incluído o objetivo e o nome do Orientador.
Errata – Só haverá necessidade se for preciso algum tipo de correção.
Folha de Aprovação- (Obrigatório) Nesta folha é lançada posteriormente o resultado. Nela constam os nomes do orientador e dos examinadores.
Dedicatória – É um espaço reservado à dedicatórias. O autor do projeto deve dedicar seu trabalho.
Agradecimentos- Espaço para agradecer aos que o impulsionaram a chegar ao final do curso.
Epígrafe- É opcional nas Normas ABNT. Neste espaço o autor faz uma citação, apresentando os embasamentos feitos para seus estudos.
Resumo – Um único parágrafo de 150 à 500 palavras. Ao final devem estar escritas as palavras-chave.
Resumo em Língua Estrangeira- Abstract – Trata-se do mesmo resumo transcrito e traduzido para o inglês.


Caso haja ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos, estes devem estar devidamente listados nesta sequência: Lista de Ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas, Lista de Símbolos, Sumário.


PARTE 2 – Elementos textuais




Texto- O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber:


Introdução – Trata-se de um texto introdutório, onde são citados os assuntos, a justificativa e o objetivo.


Desenvolvimento – É a parte do trabalho onde a ideia é exposta e desenvolvida. Aqui você deve tratar do assunto, detalhando. É a principal parte do projeto.


Conclusão – Esta parte é a finalização de todo o estudo. Aqui o tema tratado é concluído e os resultados são apresentados.


Mais abaixo entraremos em mais detalhes sobre cada um destes pontos dos elementos textuais das normas ABNT:


PARTE 3 – Elementos Pós-textuais






Devem constar após o texto:
Referências – Item obrigatório em qualquer obra acadêmica. Lista numerada em ordem alfabética, onde encontram-se os títulos consultados para a criação da monografia.
Anexo – É opcional. Documentos agregados à obra para fins de comprovação de dados ou ilustração.
Glossário – É um item opcional. Trata-se de uma listagem que contém as palavras desconhecidas ou de sentido obscuro, com seus significados.
Apêndice – É opcional nas Normas ABNT – São documentos agregados à obra para fins de apoio à argumentação. Nesta parte são incluídos os questionários, entrevistas, tabulação de dados, etc.

Formatação ABNT


A formatação exigida pelas Normas ABNT são:
Papel: A4 – cor branca
Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta. Nas citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.
Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. Esta orientação não se aplica às expressões latinas apud e et al.
Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;


As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo.
Alinhamento do texto


O texto do trabalho deve estar justificado para que fique alinhado às margens esquerda e direita. Esta formatação revela uma aparência mais organizada e o escrito fica melhor distribuído.


As Normas da ABNT possibilitam a realização de um trabalho organizado e bem desenvolvido. Além da aparência padrão, é documento de entendimento universal. E agora que você já tem aqui disponível uma orientação fácil de seguir, é só começar.

Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão






Qualquer projeto acadêmico regulado pelas normas ABNT conta com itens Pré-textuais, Textuais e Pós-textuais. Esta divisão proposta pela Associação favorece a organização dos escritos científicos e garante o bom entendimento dos conceitos apresentados.


No entanto, vale observar a essencialidade dos elementos textuais. São eles que dão vida às concepções e hipóteses defendidas no trabalho. Trazem à luz novos conceitos pautados em antigos e reconhecidos saberes. Cada uma das partes possui sua atribuição.

INTRODUÇÃO DO TEXTO






É a seção que abre a produção acadêmica. Serve para Introduzir o tema, levar a público os objetivos e a justificativa. É ela que vai apresentar a todos o seu trabalho, por isto precisa ser escrita com clareza e objetividade.


Ao ler a introdução o interlocutor deve compreender de que trata o projeto, como foi desenvolvida a pesquisa e que objetivos são pretendidos. Complicado, não? Podemos explicar melhor. Para simplificar podemos dizer que para escrever a introdução você pode orientar-se pelos seguintes tópicos.

Passo a Passo da Introdução nas Normas ABNT



1º- Exponha uma apresentação contextualizada de seu tema. Significa que aquilo que você pretende deve ser apresentado ao leitor através de um pequeno texto, claro e coeso. Você precisa fazer com que o leitor perceba que ideia seu trabalho defende.


2º – Em segundo lugar delimite o assunto. Ou seja, o ponto a ser tratado precisa ser delimitado. Um assunto muito amplo impossibilitará a investigação e a pesquisa.


3º – Agora você terá que fazer uma justificativa. Fica fácil se usar as perguntas:
“Por que escolhi este tema?
E para que estou levantando estas ideias?
O que me levou a trabalhar este assunto?
Aqui você deverá convencer sobre a importância de seu assunto.


4°- Informe qual é o problema de sua pesquisa. Qual a questão que será respondida na conclusão do trabalho.


5º– Informe seus Objetivos:


Geral – É o problema que você quer resolver associado a um verbo (avaliar, investigar, analisar, identificar, etc.)


Os objetivos específicos – são constituídos pelas etapas que levarão a alcançar o objetivo geral.

DESENVOLVIMENTO DO TEXTO






Quando chegam a esta parte, muitos põem a mão na cabeça e desesperam-se. Mas, não precisa ser assim. Tudo se torna mais fácil quando você já definiu seus objetivos específicos. Você pode usá-los como roteiro para escrever o desenvolvimento. Desta forma cada capítulo pode ser referente a um desses objetivos já traçados e que serão pesquisados.


Outra boa maneira para fazer um desenvolvimento com qualidade é criar seções ou roteiros. Para isto, reflita sobre a questão apresentada em seu projeto e a partir daí crie um roteiro com diversos tópicos ou questões a serem investigadas e respondidas. Crie seus capítulos a partir daí.


Nesta parte se dará o desenvolvimento de suas ideias. Conforme já explicado em Normas ABNT – Parte I, você deve separar em capítulos. Cada capítulo deve ser devidamente numerado. Assim separado, o texto será melhor visualizado e bem entendido.

CONCLUSÃO DO TEXTO






Este item dos elementos textuais é de máxima importância. Faz o fechamento, respondendo às questões e concluindo as ideias. Esta etapa sintetiza todo o conteúdo pesquisado e fornece uma resposta para a questão apresentada. Pode também levantar hipóteses e refletir sobre cada objetivo proposto.


A formatação segundo as normas ABNT para a conclusão é manter o texto tamanho 12, fonte Arial ou Times New Roman. Espaçamento: Recuo de 1,25 cm nas primeiras linhas dos parágrafos. Entre linhas: 1,5 cm. Alinhamento: justificado.


A conclusão precisa ser feita com atenção, pois apresentará o resumo de tudo o que foi feito. Aqui podem ser inseridos argumentos que mostrem quais objetivos foram atingidos. Aparecerão aqui os resultados obtidos.


SEGUNDA PARTE
Conforme combinado no início do post, a segunda parte você confere aqui.

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